Centenário Paulo Freire: currí­culo, formação de professores e outras histórias

Autores

  • Alexandre Saul Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo
  • Jaciara Sá Carvalho Universidade Estácio de Sá
  • Inês Barbosa Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210085

Resumo

A realidade atual está difí­cil e desafiadora. Há milhões de mortes causadas pela pandemia de Covid-19, ao redor do mundo, muitas delas no Brasil e muitas que poderiam ter sido evitadas, se os governantes tivessem dado ouvidos à ciência, e se comprometido ética e politicamente com a centralidade da vida humana e a justiça social. Ao lado das irreparáveis perdas de vidas, ampliam-se, aprofundam-se e ficam mais evidentes diversas formas de desigualdade. Em um contexto assim, torna-se ainda mais icônica e necessária a celebração do centenário de Paulo Freire e de proposta de que não se possa prescindir da esperança, uma esperança ativa, do verbo esperançar, como costumava dizer Paulo Freire. Como sugerem os textos reunidos neste número temático da Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), mais do que uma referência teórico-metodológica ou um eminente educador, Freire é presença viva nas trincheiras da educação e um interlocutor de todas para os que visam a mudança da cara da escola e a implantação da justiça social. Passado, presente e futuros possí­veis se inter-relacionam nesta rede de dezessete artigos que dialogam com a obra de Freire, sendo quatro deles, portanto, com autores internacionais (EUA, França e Portugal). No Brasil, estão distribuí­dos por vários estados e seguiram a perspectiva do educador de articular o local com o planetário, micros e macros contextos e polí­ticas, denunciam, mas buscam promover anúncios, esperançar.

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Publicado

11-09-2021

Como Citar

Saul, A., Carvalho, J. S., & Oliveira, I. B. (2021). Centenário Paulo Freire: currí­culo, formação de professores e outras histórias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 01–07. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210085

Edição

Seção

Editorial