DCNs/2015 e DCNs/2019: do avanço ao retrocesso

Autores

  • Fabiane Laranjo Crizel FURG
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves FURG
  • Renata Cristina Lopes Andrade FURG

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210163

Resumo

Este estudo aborda os avanços trazidos pelas DCNs de 2015 e os retrocessos contidos nas DCNs de 2019. Ainda, através de um diálogo com autores como Dourado, Freitas e Curado Silva, busca comparar e refletir sobre tais resoluções. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a técnica de análise documental, tomando como fontes primárias de informação as Resoluções do CNE/CP nº 2/2015 e a CNE/CP nº 2/2019 e seus respectivos pareceres. Como conclusão, o trabalho evidencia que as DCNs/2015 representavam um grande avanço para as polí­ticas educacionais ao contemplar antigos anseios de educadores que há mais de trinta anos lutam por uma formação inicial de professores plena e demonstra que as DCNs/2019 se apresentam como verdadeiro retrocesso ao promover a desarticulação extrema entre: formação inicial, formação continuada e a valorização do professor e, ao excluir a Gestão Democrática, a Práxis e a Pesquisa da formação docente. Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais. Polí­ticas Educacionais. Formação de Professores.

Biografia do Autor

Fabiane Laranjo Crizel, FURG

Mestra em Educação/FURG, Especialista em Gestão Educacional. Professora da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande/SMEd, desde 2006. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e Docência/GTED da Universidade Federal do Rio Grande. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7142-7971

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, FURG

Doutora em Educação Ambiental pela FURG, Mestre em Educação pela UFSC. Professora Adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e Docência/GTED da Universidade Federal do Rio Grande. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3156- 2693

Renata Cristina Lopes Andrade, FURG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Marí­lia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação - FURG/Campus Rio Grande. Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisa: Educação, Ética e Sociedade/ GEPEES -UNESP/Campus de Assis; Desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescente - UNESP/Campus de São José do Rio Preto; Formação de Professores e Práticas Educativas/NUFOPE - UFJ e Trabalho, Educação e Docência/GTED - FURG. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9393-8932

Downloads

Publicado

09-07-2022

Como Citar

Crizel, F. L., Gonçalves, S. da R. V., & Andrade, R. C. L. (2022). DCNs/2015 e DCNs/2019: do avanço ao retrocesso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 41–61. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210163

Edição

Seção

Artigos