A Organização dos Estados Americanos enquanto processo de lutas em busca da integração regional DOI:10.5935/2448-0517.20180020
Résumé
As organizações internacionais na atualidade desempenham um papel fundamental tanto nas relações entre países quanto nas relações nacionais internas, especialmente quando delimitado o âmbito latino-americano. Com o presente estudo tem-se por objetivo reconstruir a trajetória de construções e reconstruções da Organização dos Estados Americanos - OEA com base nos ideários de Simón Bolívar de integração regional. Neste contexto, questiona-se: como se apresentam os aspectos sociais, políticos e econômicos do processo de construção da Organização dos Estados Americanos a partir dos ideais de Simon Bolívar em relação ao processo de integração regional? Como conclusão pode-se afirmar que os aspectos sociais, políticos e econômicos contribuíram e continuam a contribuir, ora negativa ora positivamente, para o constante processo de construção e (re)construção da OEA no auxílio à integração regional. O percurso metodológico tem como referência o método de abordagem centrado na dialética, a partir da metodologia histórica-crítica e como técnica de pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.