A Organização dos Estados Americanos enquanto processo de lutas em busca da integração regional DOI:10.5935/2448-0517.20180020
Abstract
As organizações internacionais na atualidade desempenham um papel fundamental tanto nas relações entre países quanto nas relações nacionais internas, especialmente quando delimitado o âmbito latino-americano. Com o presente estudo tem-se por objetivo reconstruir a trajetória de construções e reconstruções da Organização dos Estados Americanos - OEA com base nos ideários de Simón Bolívar de integração regional. Neste contexto, questiona-se: como se apresentam os aspectos sociais, políticos e econômicos do processo de construção da Organização dos Estados Americanos a partir dos ideais de Simon Bolívar em relação ao processo de integração regional? Como conclusão pode-se afirmar que os aspectos sociais, políticos e econômicos contribuíram e continuam a contribuir, ora negativa ora positivamente, para o constante processo de construção e (re)construção da OEA no auxílio à integração regional. O percurso metodológico tem como referência o método de abordagem centrado na dialética, a partir da metodologia histórica-crítica e como técnica de pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.