CARGA ARGUMENTATIVA EM DECISÕES VINCULANTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Mots-clés :
Jurisdição constitucional, legitimidade, argumentação.Résumé
RESUMO
O trabalho discute o dever de fundamentação das decisões proferidas no controle concentrado e abstrato de constitucionalidade por parte da jurisdição constitucional brasileira. Apoiado na ética do discurso e na teoria da argumentação, sustenta a necessidade de satisfazer a um ônus argumentativo mais forte para legitimar a autoridade dos julgados.
PALAVRAS-CHAVE
Jurisdição constitucional; legitimidade; argumentação.
ABSTRACT
This paper discusses the duty to state reasons for decisions made in concentrated and abstract control of constitutionality by the Brazilian constitutional jurisdiction. Based on the ethics of discourse and argumentation theory, this paper holds the need to satisfy a stronger argumentative burden to legitimize the authority of the courts.
KEYWORDS
Constitucional jurisdiction; legitimacy; argumentation.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.