Abuso de poder eleitoral de vertente religiosa como óbice ao efetivo exercício da cidadania: Análise da jurisprudência do TSE - DOI:10.5935/2448-0517.20190001
Abstract
A Liberdade Religiosa está associada em caráter internacional à liberdade do pensamento, consciência e religião, sendo considerada um aspecto fundamental no âmbito do pleno exercício da cidadania. Dentro desse contexto, a religião e a religiosidade são elementos amplamente presentes na maior parte das sociedades do mundo moderno, refletindo diretamente na educação, no comportamento e nos modos de organização social. O presente estudo parte da questão da liberdade religiosa para analisar questões referentes ao abuso de poder eleitoral de vertente religiosa enquanto objeção para o efetivo exercício da cidadania a partir das jurisprudências encontradas no Tribunal Superior Eleitoral. As questões envolvendo política e religião assumem grande importância no contexto atual, sobretudo diante das bancadas que representam eleitores de determinadas religiões e seus interesses e necessidades perante o Estado, de modo que se faz de sumaríssima importância a produção de estudos que busquem analisar pontos referentes ao abuso de poder eleitoral nesse sentido, sem deslegitimar as questões envolvendo a liberdade religiosa. O método aplicado na pesquisa foi o hipotético-dedutivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.