Sobre devires... O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210073Resumo
Objetiva potencializar as forças dos devires minoritários, sobretudo o devir-criança que agencia docências em territórios crianceiros transculturais pelas experimentações inventivas com as crianças. Além disso, por meio do método cartográfico, analisa linhas de vidas que se afirmam pelos seus fluxos ingovernáveis, que driblam formas-mundo adultocêntricas e criam cenários que fabulam experiências e invencionices, por meio do encontro-acontecimento com um bicho-pau. Essa experimentação cartográfica foi realizada num Centro de Educação Infantil, na cidade da Serra/ES e compõe uma tese de doutorado. Discute, na esteira das filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, as processualidades do devir-criança na docência que faz romper e transbordar afetos ao encontro dos corpos coletivos que se colocam em relação a esses espaços-tempos. Conclui que a docência como inscrição de si e de mundo na composição com as experimentações crianceiras produz currículos mais inventivos e afirma uma vida para além daquela postulada por um ensino dogmático que pretende escolarizar a vida nos territórios crianceiros. Palavras-chave: Devir. Devir-criança. Docência. Territórios crianceiros transculturais.Downloads
Publicado
05-05-2021
Como Citar
Paoliello, J., Moreira, N. E. R., & Carvalho, J. M. (2021). Sobre devires. O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 460–477. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210073
Edição
Seção
Estética e educação contemporânea