Análise de interações de estudantes do Ensino Médio em chats

Auteurs-es

  • Marcelo A. Bairral UFRRJ
  • Arthur B. Powell Rutgers University
  • Gilmar T. dos Santos

Résumé

A Internet ampliou nossas possibilidades de comunicação e de intercâmbios em geral. No entanto, sua utilização com a finalidade de promover o aprendizado matemático ainda é escassa. Além de implementarmos cursos a distância, pensamos que a construção de procedimentos para a análise do aprendizado também se faz necessária. Neste artigo analisamos qualitativamente interações de estudantes do Ensino Médio em bate-papos. O estudo apresenta contribuições metodológicas e indica estratégias de motivação que podem ser pensadas para os ambientes virtuais. Dentre elas, a proposição de atividades variadas e a ampliação de elementos discursivos nos Chat, que ainda constitui um espaço fundamentalmente escrito. A investigação também sublinha o papel do formador neste tipo de dinâmica. Palavras-chave: Interações. Chat. Estudantes. Ensino Médio. Matemática.

Publié-e

2018-08-23

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)