Reflexões filosóficas e polí­tico-epistemológicas na pesquisa em educação: como ver a realidade?

Autores

  • Jane Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • William Rodrigues Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo discute questões no âmbito da pesquisa acadêmica que emergem entre participantes de um grupo de pesquisa, frequentemente assaltados por entendimentos epistemológicos e teórico-metodológicos a priori de seus objetos. A pergunta posta sobre como ver a realidade com olhar investigativo, para ser respondida, apoiou-se em levantamento e exploração bibliográfica e nos muitos diálogos acontecidos em sessões/encontros semanais. Guia-se, portanto, pelo intuito de aclarar questões que permearam conflitos de mestrandos, doutorandos e demais pesquisadores em formação, tomando como fio condutor a problematização enquanto fundamento da investigação cientí­fica. Desenvolve, para isso, diálogo com modos de produção do conhecimento em diferentes tempos históricos que vão sendo tensionados por perspectivas de estudos contemporâneos que põem em questão o paradigma da modernidade - os chamados paradigmas emergentes. As reflexões produzidas se originam no âmbito da pesquisa em educação realizada pelos autores e demais componentes do grupo, com ênfase em possí­veis hibridizações inter-campos, com vista a contemplar variados objetos de estudo e novas epistemologias de apreensão da realidade. Quando se expõe a realidade à perspectiva da complexidade e se busca compreender o conhecimento historicamente produzido a contrapelo, surgem ângulos e lugares não muito comuns a investigações sob aportes mais tradicionais. Conclui, provisoriamente, mostrando que a impossibilidade de apreensão objetiva da realidade - axioma prezado por correntes positivistas - não exime o pesquisador da busca de propostas consistentes, rigorosas e inovadoras, compromisso que se inicia com a elucidação do lugar de onde acontece a pronúncia, formulação e tratamento das questões anunciadas.

Publicado

20-06-2018

Como Citar

Paiva, J., & Barbosa, W. R. (2018). Reflexões filosóficas e polí­tico-epistemológicas na pesquisa em educação: como ver a realidade?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 416–441. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4735

Edição

Seção

Artigos