Representações sociais de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o bilinguismo em escolas no município de bonfim - fronteira brasil/guiana inglesa
Résumé
O objetivo da pesquisa é investigar representações sociais de professores de língua portuguesa e de língua inglesa sobre o bilinguismo em escolas de Bonfim-Roraima/RR, cidade da fronteira Brasil/Guiana Inglesa. O estudo fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos sobre bilinguismo, particularmente em regiões de fronteira. O estudo foi realizado em três escolas públicas municipais, com todos os professores de língua portuguesa e de língua inglesa, totalizando 10 sujeitos. Foram utilizados diferentes instrumentos para coleta de dados: formulário para caracterização de perfil socioprofissional dos professores, entrevistas semiestruturadas e observação participante, com registros em diário de campo. A análise de conteúdo temática foi utilizada para a análise das entrevistas, possibilitando organizar os dados coletados em três temas: "Bilinguismo em Bonfim", "Bilinguismo na escola" e "Escolas na fronteira Brasil-Guiana". Esta análise conduziu à proposta de um modelo figurativo que integra o processo de objetivação porque explica um conceito de maneira concreta: a metáfora "rebolar" condensou o significado do grupo a respeito do bilinguismo, explicada pelos elementos "diferenças culturais", "professores sem domínio da língua inglesa" e "aluno com domínio da língua inglesa", os quais provocam "dificuldades em suas práticas pedagógicas". Em contrapartida a tais dificuldades, há referência recorrente à possibilidade de viabilizar uma "escola de fronteira" para o contexto de Bonfim, ainda no plano "ideal". O aprofundamento dessas representações pode contribuir para melhorar a formação de docentes da região e para a construção de modelos didático-pedagógicos mais adequados à natureza bilíngue local.Téléchargements
Publié-e
2014-07-11
Comment citer
Souza, J. M. P. de, & Lima, R. de C. P. (2014). Representações sociais de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o bilinguismo em escolas no município de bonfim - fronteira brasil/guiana inglesa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 164–191. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/960
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Artigos