Reflexos dos professores-formadores na identidade profissional de docentes universitários

Auteurs-es

  • Fatima Maria Leite Cruz UFPE
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar UFPE

Résumé

Este artigo resulta de uma pesquisa que teve como objetivo identificar quem é o professor da docência superior. Pesquisamos as fontes de reconhecimento que professores de uma instituição pública federal de ensino adotam para se constituir e se reconhecer na construção de sua identidade profissional docente. Ressaltamos o entrelaçamento da construção da identidade profissional com a Teoria das Representações Sociais, por compreender que a polissemia de sentidos que são compartilhados por grupos influenciam a escolha profissional na atualidade e merecem ser considerada, por trazerem subsí­dios às condutas e práticas sociais. Em um primeiro momento analisamos o currí­culo lattes de 187 professores da UFPE selecionados do universo de participantes dos módulos de cursos de Atualização didático-pedagógica e, em seguida, realizamos entrevistas individuais, semiestruturadas, com 19 desses docentes. A análise dos dados foi organizada a partir da interpretação das falas segundo a análise temática de conteúdo de Bardin (2009) e construí­mos categorizações por eixos de sentido: Identidade docente a partir do outro, o professor-formador; A importância da Convivência com o outro, o professor-formador, para a identidade docente; O outro professor-formador é espelho e inspiração; e o "outro" professor-formador na relação de pares na vida profissional. Apresentaremos neste artigo os resultados relativos à importância do outro professor - formador, na relação de pares na vida profissional, e como esse compartilhamento nos aponta que a identidade docente é desenvolvida e consolidada na formação continuada com o outro colega professor. Essa identidade associa-se ao sentimento e à consciência de pertencimento a um grupo profissional.

Publié-e

2014-07-10

Comment citer

Cruz, F. M. L., & Aguiar, M. da C. C. de. (2014). Reflexos dos professores-formadores na identidade profissional de docentes universitários. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 92–110. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/959

Numéro

Rubrique

Artigos