Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes - apontamentos e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210083Résumé
Mudanças no cenário social e tecnológico levam os educadores a atualizarem o modo de ensinar. O uso de mídias emerge como recurso auxiliar, porém desafiador. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de que o estudante tenha contato com diferentes gêneros artísticos e literários. Portanto, o mangá e o animê se caracterizam como recursos nesse sentido. O objetivo do trabalho é mapear o estado do conhecimento sobre o emprego do Mangá e Animê como objeto de pesquisa nas pós-graduações Stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes. Realizamos um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamente Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados para o estudo 14 trabalhos, sendo duas teses e 12 dissertações. Há poucas pesquisas envolvendo os dois recursos (animê e mangá), que se concentram no sul e sudeste do país. Naruto se sobressaí como a obra mais empregada nos estudos. Palavras-chave: Arte sequencial. Estado da Arte. Interdisciplinaridade. Animê. Mangá.Téléchargements
Publié-e
2021-04-23
Comment citer
Baptista, A. I. S., Silva, F. S. P., Sawada, A. C. M. B., & Assis, S. S. de. (2021). Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes - apontamentos e perspectivas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 97–116. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210083
Numéro
Rubrique
Criatividade, lúdico e interculturalidade