Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a Educação Contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210079Résumé
Este texto é uma reflexão sobre a arte e o pensamento de Deleuze/Guattari e as implicações desse encontro para a Educação. Essa aproximação se efetua na rejeição as referências, aos modelos, as imagens consideradas verdadeiras e por um longo período ditaram os objetivos da Arte e da Filosofia. Discutimos essas questões por meio da noção de arte como experimentação do pensamento em consonância com a noção de signo. O efeito da experimentação é a produção da subjetividade como composição baseada nas intensidades indicadas pelos signos no tempo-devir. Nessa direção, colocamos em questão a representação da subjetividade como substância, como plataforma fixa para a formação humana. Finalizamos com a noção de Corpo sem Órgãos (CsO) como uma provocação a noção de sujeito moderno. Palavras-chave: Arte. Educação. Experimentação. Subjetividade. Corpo sem Órgãos.Téléchargements
Publié-e
2021-05-05
Comment citer
Bernardo, M. J. V., Sales, C. T., & Thomé, Z. R. C. (2021). Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a Educação Contemporânea. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 494–510. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210079
Numéro
Rubrique
Estética e educação contemporânea