Pedagogia não-formal contra a COVID-19 em roda de samba na web
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210074Résumé
A educação não-formal (GOHN, 2006; LIBÂNEO, 2010; SIMSON et al., 2001; TRILLA, 2006), como campo pedagógico, abre um espaço a ser ocupado por agentes sociais, tendo seu papel se agigantado na pandemia de COVID-19. Informações desencontradas entre meios de comunicação, governantes e autoridades sanitárias davam o real quadro de ameaça à vida. É nesse cenário que integrantes da escola de samba Unidos do Viradouro - campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2020 - fizeram o anúncio pela web do enredo do próximo carnaval. Dessa forma, a proposta do artigo é, a partir desse estudo de caso (YIN, 2001) e da análise de conteúdo de Bardin (1977), identificar elementos pedagógicos não-formais na live da agremiação, realizada em abril de 2020. Conclui-se que as mensagens transmitidas pela Viradouro orientaram os seus torcedores sobre formas de conter a propagação do vírus, manter o necessário isolamento social e combater a ansiedade durante a quarentena. Palavras-chave: Pedagogia não-formal. Pandemia. Carnaval. Viradouro.Téléchargements
Publié-e
2021-04-23
Comment citer
Reis, M. A., & Rezende, R. O. D. (2021). Pedagogia não-formal contra a COVID-19 em roda de samba na web. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 202–222. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210074
Numéro
Rubrique
Criatividade, lúdico e interculturalidade