Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210063Résumé
A pandemia de Covid-19 em 2020 reconfigurou muitas coisas mundo a fora. A começar pelos espaços e, por consequência, o imaginário social. Esse artigo busca analisar a casa como um espaço reconfigurado para o ensino domiciliar. Mais que só uma questão espacial, há mudanças de sentido que forjam o imaginário sobre as noções de casa e escola. Trazemos as discussões simbólicas de casa em Bachelard e Durand para promover a reflexão sobre um novo imaginário em função das demandas pedagógicas emergenciais pela pandemia. A casa, como espaço de aconchego e descanso - Regime Noturno da Imagem, sendo transformada em espaço laboral (e de disputa) - Regime Diurno da Imagem no imaginário especialmente infantil e infantojuvenil. Palavras-chave: Espaço. Imaginário. Casa. Pandemia.Téléchargements
Publié-e
2021-05-05
Comment citer
Moraes, H. J. P., Bressan, L. L., & Fernandes, A. C. V. (2021). Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 638–653. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210063
Numéro
Rubrique
Estética e educação contemporânea