Um novo olhar sobre o jardim: a fotografia como possibilidade de deslocalização do olhar
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210058Résumé
O presente artigo é parte de uma pesquisa que envolveu estudantes do 5º ano de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Curitiba, em uma intervenção pedagógica que fez uso da linguagem fotográfica como forma de repensar o olhar. O conceito de deslocalização do olhar foi norteador das atividades de produção e análises de imagens fotográficas, que tiveram por objetivo o desenvolvimento da compreensão crítica dos participantes. O aporte teórico da investigação baseou-se em autores ligados à educação da cultura visual e da fotografia como possibilidade educativa. A pesquisa de caráter qualitativo resultou em uma sequência didática e os dados coletados se constituíram de registros imagéticos e escritos. Os resultados apresentados demonstraram as possibilidades e os limites das pesquisas em educação com base na cultura visual, na apreensão dos participantes dos conceitos ligados à fotografia, análise e produção de imagens. Palavras-chave: Cultura Visual. Fotografia e Educação. Deslocalização do Olhar. Ensino Fundamental. Ensino de Arte.Téléchargements
Publié-e
2021-05-05
Comment citer
Silva, R., & Martins, C. (2021). Um novo olhar sobre o jardim: a fotografia como possibilidade de deslocalização do olhar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 532–552. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210058
Numéro
Rubrique
Estética e educação contemporânea