O potencial da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica

Auteurs-es

  • Helen Abdom Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210054

Résumé

O presente estudo investigou as potencialidades da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica. Por meio da etnografia sensorial, testemunhou-se a experiência estética na infância e na relação do ser~estar no mundo. Foram analisadas as respostas afetivas de 21 crianças com idades entre 4 a 6 anos em um jardim waldorf. Os resultados apontaram três aspectos que contribuem para a educação ambiental: afetividade, corpo e movimento e potencial imaginativo dos seres vivos e não vivos. A necessidade de uma proposta pedagógica que privilegie a relação com a natureza pode inspirar as práticas de educação ambiental pautada em princí­pios ecocêntricos. Palavras-chave: Educação infantil. Natureza. Afetividade. Rudolf Steiner. Ecofenomenologia.

Bibliographies de l'auteur-e

Helen Abdom Gomes, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Naturais com habilitação em biologia pela Universidade do Estado do Pará e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hí­dricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015).

Téléchargements

Publié-e

2021-04-23

Comment citer

Gomes, H. A., & Iared, V. G. (2021). O potencial da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 323–343. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210054

Numéro

Rubrique

Criatividade, lúdico e interculturalidade