Educação em Direitos Humanos no ensino superior: reflexões a partir de uma experiência pedagógica em um curso de graduação em Psicologia

Auteurs-es

  • Flávia Lemos Abade Centro Universitário UNA
  • Maria Lúcia Miranda Afonso Centro Universitário UNA

Résumé

O presente artigo aborda a questão da Educação em Direitos Humanos no ensino superior e reflete sobre a sua relevância na formação em Psicologia. Para fundamentar a discussão, explora a relação entre Direitos Humanos, Direitos de Cidadania e Educação em Direitos Humanos. Apresenta as proposições para o ensino superior que constam do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, lançado pela UNESCO em 2005, do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, aprovado em 2006, e das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas em 2012. Em seguida, é feita uma revisão, na literatura cientí­fica, sobre o debate intelectual que vem acompanhando esta questão no Brasil. Por fim, uma experiência pedagógica em um curso de graduação em Psicologia é relatada, buscando-se discutir suas possí­veis contribuições para o desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos no ensino superior.

Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Lemos Abade, Centro Universitário UNA

Doutoranda do programa de pós-graduação da PUCMINAS. Mestre em Psicologia pela UFMG e graduada em Psicologia pela mesma instituição. É professora e coordenadora do curso de Psicologia no Centro Universitário UNA em Belo Horizonte e atua como consultora para programas sociais. É voluntária na RECIMAM - Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros. Desenvolve pesquisas com os temas: grupos nas polí­ticas públicas, juventude e cidadania, direitos humanos, intervenção psicossocial.

Maria Lúcia Miranda Afonso, Centro Universitário UNA

Maria Lúcia Miranda Afonso tem graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Educação (UFMG) e Pós-Doutorado em Psicologia Social (UFSJ). Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 1977 e 2003; é professora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário UNA. Desenvolve pesquisas com os temas: grupos em polí­ticas públicas; oficinas, intervenção social, cidadania e direitos humanos. Preside a ONG Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM).

Publié-e

2014-11-25

Comment citer

Abade, F. L., & Afonso, M. L. M. (2014). Educação em Direitos Humanos no ensino superior: reflexões a partir de uma experiência pedagógica em um curso de graduação em Psicologia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 175–198. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/820

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