A autoridade no âmbito das relações pedagógicas: um levantamento de artigos, teses e dissertações (1987-2012)

Auteurs-es

  • Fabrício Aparecido Bueno Universidade Federal de São João del-Rei

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir um levantamento de estudos que se propuseram a analisar as relações pedagógicas a partir do enfoque especí­fico na questão da autoridade dos educadores. Foram considerados somente estudos nacionais, publicados entre o perí­odo de 1987 e 2012, nas modalidades teses, dissertações e artigos de periódico. Como fontes para a localização dos estudos, foram utilizados o Banco de Teses da CAPES e o Google Acadêmico. Baseado nesses critérios, foram selecionados um total de 28 trabalhos, dentre os quais somente 23 passaram por uma análise mais sistemática de seus conteúdos por estarem ou terem sido disponibilizados em formato digital pelos seus autores. Por meio da análise dos estudos selecionados, foi possí­vel sistematizar a produção referente à temática enfocada, atentando-se para possí­veis convergências, divergências e aspectos ainda insuficientemente explorados. Dentre as conclusões mais importantes, destaca-se o crescimento do interesse pela pesquisa desta temática no campo acadêmico, sobretudo a ní­vel de trabalhos de pós-graduação. A análise mais detida dos estudos que constituí­ram o corpus desta pesquisa revela que a autoridade se apresenta como um dos grandes dilemas para o campo das relações pedagógicas contemporâneas, constituindo-se como um dos principais desafios apontados pelos professores no cotidiano de suas práticas profissionais.

Biographie de l'auteur-e

Fabrício Aparecido Bueno, Universidade Federal de São João del-Rei

Fabrí­cio Aparecido Bueno é graduado em psicologia pela Universidade Federal de são João del-Rei e atualmente é mestrando em educação pela mesma universidade.

Publié-e

2015-09-22

Comment citer

Bueno, F. A. (2015). A autoridade no âmbito das relações pedagógicas: um levantamento de artigos, teses e dissertações (1987-2012). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 309–340. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/779

Numéro

Rubrique

Artigos