REFLEXÕES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO AO FRACASSO ESCOLAR

Auteurs-es

  • Alisson Vinícius Silva Ferreira Faculdade Campo Real
  • Matheus de Freitas Brandão Faculdade Guairacá
  • Carine Suder Fernandes Faculdade Guairacá
  • Alexsandro Penteado Faculdade Guairacá

Résumé

RESUMO Decorrente da reflexão e indagação sobre as mazelas históricas que assolam as escolas públicas brasileiras, e considerando o papel de mediação do professor entre o conhecimento historicamente produzido e o aluno, o presente trabalho teve por objetivo investigar, identificar e analisar as representações sociais de professores em relação ao fracasso escolar. Para a realização de tal pesquisa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis docentes do ensino fundamental de uma escola situada em uma cidade de médio porte do estado do Paraná, cujos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontavam dificuldades na escolarização. Os conteúdos das entrevistas foram analisados mediante análise de discurso e, concomitantemente observados a luz da teoria das representações sociais, respeitando por fim a rede complexa que constitui o fracasso escolar. Os resultados apontam um discurso contraditório por parte dos professores, visto que, atribuem como principais elementos constituintes do fracasso escolar a famí­lia e o aluno. E ao que consiste o sucesso escolar, apontam o método pedagógico, ou seja, o próprio professor como gestor do processo. Por fim, constatou-se durante análise do discurso, forte sentimento de desamparo do professor para o enfrentamento do fracasso escolar, desamparo este que perpassa as facetas do desamparo teórico, relacional e do próprio sistema de ensino. PALAVRAS-CHAVE: Fracasso escolar; Representações sociais; Professores; Psicologia. ABSTRACT Result of reflection and inquiry about the historical ailments plaguing Brazilian public schools, and considering the teacher mediation role between the historically produced knowledge and the student, this study aimed to investigate, identify and analyze the teachers" social representations related to school failure. To carry out such research were conducted semi-structured interviews with 6 elementary school teachers in a school located in a midsized city in Parana state, whose data IDEB (Index of Basic Education Development) indicated difficulties in schooling . Interview contents were analyzed using discourse analysis, concomitantly observed in the light of social representations theory respecting finally the complex network that constitutes school failure. Results indicate contradictory speech by teachers, since they attribute as the main constituent elements of school failure the family and the student. And related to success in school, they pointed out the pedagogical method, i.e., the teacher himself as process manager. Finally, it was found during speech analysis strong helplessness feeling on teachers in order to face school failure, a helplessness that permeates theoretical helplessness, relational facet and the education system itself. KEYWORDS: School failure; Social representation; Teachers; Psychology.

Bibliographies de l'auteur-e

Alisson Vinícius Silva Ferreira, Faculdade Campo Real

Graduado em Psicologia pela Faculdade Guairacá e cursando especialização em Saúde Mental pela Faculdade Campo Real.

Matheus de Freitas Brandão, Faculdade Guairacá

Psicologo formado pela Universidade Estadual do Maringá. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na Faculdade Guairacá.

Carine Suder Fernandes, Faculdade Guairacá

Psicologa formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Alexsandro Penteado, Faculdade Guairacá

Graduado em Psicologia pela Faculdade Guairacá.

Publié-e

2014-06-03

Comment citer

Ferreira, A. V. S., Brandão, M. de F., Fernandes, C. S., & Penteado, A. (2014). REFLEXÕES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO AO FRACASSO ESCOLAR. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 111–135. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/774

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