Participação de estudantes em debate como atração de programa de TV para jovens.

Auteurs-es

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro Universidade de Brasí­lia - UnB

Résumé

Um programa de TV para jovens em um canal legislativo é atrativo a esse público? Para responder essa questão, o propósito desse trabalho é analisar o programa Câmara Ligada, da TV Câmara, com o objetivo de destacar em quais condições a participação de estudantes jovens no debate ativa o interesse de outros jovens em assisti-lo. Este estudo baseia-se o entendimento de debate cultural em Charaudeau e Ghiglione (1997) e de diálogo em Bakhtin (1992). Foi realizado com dois grupos de estudantes, sendo o primeiro com 16 jovens em 2011 e o segundo com 34 em 2012. A análise enfocou a temática e os participantes dos debates - os jovens no auditório, convidados, banda e a apresentadora - em interação verbal. Conclui-se que a participação ativa dos jovens- que se dá por meio do diálogo cotejado por distintos pontos de vista e saberes, em que eles alternam a posição de ouvinte e de locutor - é a atração maior. Palavras-chave: participação de estudantes, programa televisivo para jovens, debate cultural, diálogo

Biographie de l'auteur-e

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Universidade de Brasí­lia - UnB

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-doutorado em comunicação, Universidade de Sevilha. Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Associada da Universidade de Brasí­lia - UnB. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação. Linha de pesquisa: mí­dias e educação. Lí­der do grupo de pesquisa lattes Educamí­dia (UNB/CNPq)

Publié-e

2015-10-29

Comment citer

Quintão Carneiro, V. L. (2015). Participação de estudantes em debate como atração de programa de TV para jovens. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 341–359. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/757

Numéro

Rubrique

Artigos