Sociedade civil e as polí­ticas de educação de jovens e adultos: a atuação das ONGs no Rio de Janeiro

Auteurs-es

  • Neise Deluiz Universidade Estácio de Sá
  • Wânia Gonzalez Universidade Estácio de Sá
  • Victor Novicki Universidade Estácio de Sá

Résumé

Este estudo investiga a participação das organizações não-governamentais no campo educacional e as concepções de Educação que orientam suas propostas de intervenção nas polí­ticas educacionais de jovens e adultos. Apresenta resultados de pesquisa qualitativa sobre a atuação das ONGs no Programa Trabalhar e Aprender: Qualificação para a Cidadania, da Secretaria de Estado do Trabalho do Rio de Janeiro (SETRAB), que operacionalizou o PLANFOR/MTE, nos anos de 2001 e 2002. Os resultados destacam a resistência das ONGs às propostas educacionais acadêmicas, seu desconhecimento da discussão atual sobre a relação trabalho e educação e a desconsideração sobre o debate crí­tico no que se refere à formação de jovens e adultos trabalhadores. No tocante às finalidades da educação, observa-se um discurso educacional ambí­guo oscilando entre propostas educacionais produtivistas e civil-democráticas. Palavras-chave: Polí­tica Educacional. Educação de Jovens e Adultos. Organizações não-governamentais.

Publié-e

2018-10-07

Comment citer

Deluiz, N., Gonzalez, W., & Novicki, V. (2018). Sociedade civil e as polí­ticas de educação de jovens e adultos: a atuação das ONGs no Rio de Janeiro. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(5), 123–137. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5773

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