Polí­tica para o ensino médio e educação profissional

Auteurs-es

  • Edilene Rocha Guimarães CEFET-PE / UFPE

Résumé

O trabalho analisa a Polí­tica Educacional para o Ensino Médio e Educação Profissional, enfatizando como eixo central a "articulação" entre o ensino médio e o ensino técnico presente na LDB - Lei Nº 9.394/96 - e suas transformações decorrentes da promulgação do Decreto Nº 5.154/2004, que vem propor uma flexibilização. Afirmamos que o novo Decreto vem apenas acomodar diversos interesses presentes na sociedade civil organizada, no que se refere à forma do oferecimento desses ní­veis de ensino, confirmando nossa tese de que a proposta pedagógica presente no Decreto Nº 5.154/2004, não se configura como hegemônica que institucionalize um novo paradigma, pois não há uma coalizão tornada dominante dos diversos atores, que assegure o poder, não traduzindo mudanças substanciais da ação pública que envolve o oferecimento de um ensino médio integrado com o ensino técnico. Essa falta de consenso refletida pela flexibilidade da legislação, não garante o desenvolvimento de um currí­culo único para todo o ensino médio, indicando apenas o desenvolvimento de um ensino justaposto e não uma escola única e politécnica. Palavras-chave: Polí­tica. Ensino Médio. Educação Profissional.

Publié-e

2018-10-02

Comment citer

Guimarães, E. R. (2018). Polí­tica para o ensino médio e educação profissional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(5), 93–106. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5759

Numéro

Rubrique

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