Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas

Auteurs-es

  • Vagner de Souza Vargas Universidade Federal de Pelotas
  • Krischna Silveira Duarte Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas
  • Daniel da Silva Vieira Universidade Nova de Lisboa
  • Mariana Vargas Gaudenzi Universidade Católica de Pelotas

Résumé

Algumas necessidades contemporâneas requerem diferentes abordagens em pesquisas acadêmicas na grande área das ciências humanas. Nesse sentido, este artigo pretende apresentar a metodologia de pesquisa do surrealismo etnográfico como uma alternativa a estudos que desejem focalizar suas investigações a partir de análises que não venham ao encontro das maneiras pelas quais outras abordagens metodológicas tradicionais o têm feito no Brasil. O surrealismo etnográfico se mostra como uma alternativa contemporânea para se hibridizar os campos de pesquisa e escrita acadêmica entre à educação e às artes. Investigações que se dediquem à análise das subjetividades, do sensí­vel e do afetivo encontrarão no surrealismo etnográfico uma alternativa para desenvolverem seus estudos. Constituí­do a partir de adaptações de alguns princí­pios de origem na etnografia e no movimento surrealista, o surrealismo etnográfico surge como possibilidade de acesso às subjetividades, possibilitando ao pesquisador uma abordagem diferenciada de lidar com as análises, pesquisa de campo e, inclusive, com a escrita de pesquisa, associando elementos textuais e estéticos, quando necessários. Considera-se que esta metodologia borra algumas fronteiras entre as diferentes áreas que constituem o grande campo das ciências humanas, propiciando reflexões ainda não contempladas por outras abordagens metodológicas das pesquisas acadêmicas em nosso paí­s até o presente momento. Palavras-chave: Educação. Ciências Humanas. Metodologia de Pesquisa. Surrealismo Etnográfico. Abstract Some contemporary needs require different approaches in academic research in the larger area of human sciences. In this sense, this article aims to present the research methodology of the ethnographic surrealism as an alternative to studies that wish to focus their investigations in analyzes that do not figure within the ways in which other traditional methodological approaches have done in Brazil. Ethnographic surrealism appears as a contemporary alternative to hybridize the research fields and academic writing between education and the arts. Investigations that devote themselves to the analysis of subjectivities, the sensitive and the affective will find in ethnographic surrealism an alternative to develop their studies. Constituted from adaptations of some principles of origin in ethnography and the surrealist movement, ethnographic surrealism emerges as a possibility of access to subjectivities, allowing the researcher a different approach to deal with analysis, field research and even research writing, associating textual and aesthetic elements, when necessary. It is considered that this methodology blurs some borders between the different areas that constitute the great field of the human sciences, propitiating reflections not yet contemplated by other methodological approaches of the academic researches in our country until the present moment. Keywords: Education. Human Sciences. Research Methodology. Ethnographic Surrealism.

Bibliographies de l'auteur-e

Vagner de Souza Vargas, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Bolsista CAPES/DS, Bolsista CAPES Doutorado Sanduí­che (PDSE) na Universidade de Lisboa/Portugal, processo número: 88881.135984/2016-01, Ator, Licenciado em Teatro. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6350-9256

Krischna Silveira Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

Daniel da Silva Vieira, Universidade Nova de Lisboa

Doutorando em Ecologia Humana, Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana, Doutorado em Ecologia Humana, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Mariana Vargas Gaudenzi, Universidade Católica de Pelotas

Mestranda em Educação e Tecnologia, Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Publié-e

2018-06-13

Comment citer

Vargas, V. de S., Duarte, K. S., Bussoletti, D. M., Vieira, D. da S., & Gaudenzi, M. V. (2018). Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 318–341. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4263

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Artigos