O lúdico no ensino de Ciências: contribuições do jogo "Conhecendo a Digestão"

Auteurs-es

  • Alessandra Oliveira Capuchinho Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Bruno Souza Bonifácio Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Maria Karolline Santos Ramos Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Ellen Valeri Sateles Nascimento Centro Universitário Adventista de São Paulo

Résumé

Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa desenvolvida a partir de uma experiência obtida no "Programa de Iniciação à Docência - PIBID" com alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola pública de São Paulo-SP. O objetivo central foi avaliar se o uso do jogo didático "Conhecendo a Digestão" contribuiu para a aprendizagem de Ciências. Os principais teóricos que fundamentam essa pesquisa são Jann e Leite (2010), Rodrigues (2010) e Moratori (2013). A metodologia utilizada para esse estudo foi a aplicação de pré-teste e pós-teste sobre o conteúdo "Sistema Digestório", aula expositiva e uso do referido jogo. Os resultados obtidos demonstraram que tanto a aula expositiva quanto o jogo podem promover o aprendizado, com vantagem para o jogo. Os resultados sugerem que o jogo, associado a outros recursos de aprendizagem, pode ser um importante apoio para o ensino nas aulas de Ciências no ensino fundamental II. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Jogo didático. Lúdico. Sistema digestório.

Bibliographies de l'auteur-e

Alessandra Oliveira Capuchinho, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora de Pedagogia

Bruno Souza Bonifácio, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Biologia

Maria Karolline Santos Ramos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Biologia

Ellen Valeri Sateles Nascimento, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Biologia

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Publié-e

2020-05-04

Comment citer

Capuchinho, A. O., Bonifácio, B. S., Ramos, M. K. S., & Nascimento, E. V. S. (2020). O lúdico no ensino de Ciências: contribuições do jogo "Conhecendo a Digestão". Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 258–275. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4192

Numéro

Rubrique

Artigos