O lúdico no ensino de Ciências: contribuições do jogo "Conhecendo a Digestão"
Résumé
Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa desenvolvida a partir de uma experiência obtida no "Programa de Iniciação à Docência - PIBID" com alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola pública de São Paulo-SP. O objetivo central foi avaliar se o uso do jogo didático "Conhecendo a Digestão" contribuiu para a aprendizagem de Ciências. Os principais teóricos que fundamentam essa pesquisa são Jann e Leite (2010), Rodrigues (2010) e Moratori (2013). A metodologia utilizada para esse estudo foi a aplicação de pré-teste e pós-teste sobre o conteúdo "Sistema Digestório", aula expositiva e uso do referido jogo. Os resultados obtidos demonstraram que tanto a aula expositiva quanto o jogo podem promover o aprendizado, com vantagem para o jogo. Os resultados sugerem que o jogo, associado a outros recursos de aprendizagem, pode ser um importante apoio para o ensino nas aulas de Ciências no ensino fundamental II. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Jogo didático. Lúdico. Sistema digestório.Téléchargements
Publié-e
2020-05-04
Comment citer
Capuchinho, A. O., Bonifácio, B. S., Ramos, M. K. S., & Nascimento, E. V. S. (2020). O lúdico no ensino de Ciências: contribuições do jogo "Conhecendo a Digestão". Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 258–275. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4192
Numéro
Rubrique
Artigos