A escola e suas dimensões culturais na contemporaneidade: uma abordagem sociológica

Auteurs-es

  • Marcos Pereira dos Santos Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Résumé

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas reflexões acerca da escola e suas dimensões culturais na contemporaneidade numa perspectiva sociológica de investigação. Para tanto, inicialmente discorremos sobre o conceito polissêmico que gravita em torno da palavra "cultura", em sentido amplo. A seguir, busca-se trazer à discussão as principais dimensões culturais da instituição educacional escolar na atualidade, as quais se manifestam sob três enfoques notadamente distintos, a saber: cultura na escola, cultura da escola e cultura escolar.

 

Palavras-chave: Cultura. Dimensões culturais. Sociologia escolar. Historiografia.   



The school and its cultural dimensions in contemporary: some reflections


Abstract

This article proposes a reflection on the school and its cultural dimensions from a sociological perspective. To this end, we discuss initially the polissemic concept that revolves around the word "culture. Subsequently, we seek to to introduce into the discussion the main cultural dimensions of the contemporary educational establishment,  which take three distinct guises, namely: culture in the school, culture of the school and school culture.


Key words: Culture. Cultural dimensions. School sociology. Historiography.


Biographie de l'auteur-e

Marcos Pereira dos Santos, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando em Educação, linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem", pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-22

Comment citer

Pereira dos Santos, M. (2012). A escola e suas dimensões culturais na contemporaneidade: uma abordagem sociológica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 9(19), 99–109. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/246

Numéro

Rubrique

Artigos