Sistemas de representação e mediação simbólica da violência na escola

Auteurs-es

  • Pedro Humberto Faria Campos Universidade Católica de Goiás
  • Ana Raquel Rosas Torres Universidade Católica de Goiás
  • Silvia Pereira Guimarães Universidade Católica de Goiás

Résumé

Educadores, pais e alunos, atores sociais participantes diretos do contexto escolar, convivem cotidianamente com a violência, cuja complexidade tem exigido cada vez mais dos estudiosos reflexões que não se concentrem na violência reduzida simplesmente ao plano fí­sico. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo abordar o fenômeno da violência no meio escolar enquanto um sistema complexo mediado por processos simbólicos e representacionais. Este estudo foi realizado em uma escola pública de Goiânia, tendo como participantes professores, pais de alunos e adolescentes-alunos. Foram realizadas entrevistas semi-diretivas cujo eixo temático era a violência na escola. Foram considerados três ní­veis de análise, o primeiro referente à identificação dos elementos consensuais, o segundo, aponta a posição dos diferentes grupos de sujeitos face a este campo comum, e o terceiro ní­vel busca compreender a ancoragem destas posições nos metassistemas ideológicos e institucionais. Os dados indicam que os adolescentes apresentaram uma representação mais funcional (cotidiana) da violência, enquanto nos adultos esta representação assume um caráter mais normativo (abstrato). Professores e os pais, apesar de perceberem a existência de violência, localizam-na como estando distante da realidade de seus jovens. Os resultados parecem indicar que o posicionamento dos sujeitos é fortemente marcado pelo sistema ideológico que regula as relações entre os gêneros e pelo sistema institucional, através do qual o discurso dos sujeitos sofre forte influência de seu papel na instituição escolar.

Publié-e

2016-07-22

Comment citer

Campos, P. H. F., Torres, A. R. R., & Guimarães, S. P. (2016). Sistemas de representação e mediação simbólica da violência na escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 1(2), 109–132. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2291

Numéro

Rubrique

Artigos