Olhares sobre a criatividade e o comportamento antissocial docente a partir da perspectiva de D. W. Winnicott

Autores/as

  • Silvia Gabrielle Braz Coimbra Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila Nagem Vieira Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210081

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a criatividade e a agressividade no contexto educacional, com enfoque teórico voltado para o significado do comportamento antissocial a partir de D. W. Winnicott, assim como investigar de que forma o conceito da agressividade é entendido pelos docentes. A coleta de dados foi realizada a partir de um curso de extensão sobre a temática da criatividade e da agressividade, com professores da Educação Básica do Municí­pio do Rio de Janeiro. Serão abordados os conceitos de agressividade criativa e reativa. Em seguida, estes conceitos serão articulados com o universo docente, a partir de suas respostas para a questão objetiva "Para você agressividade é...", proposta aos participantes na entrada e ao fim do curso de extensão. Foi possí­vel observar o practicum reflexivo dos docentes e sua busca por autoformação a partir das trocas realizadas pelo curso. Palavras-chave: Criatividade. Comportamento Antissocial. Professor Reflexivo. Winnicott.

Biografía del autor/a

Silvia Gabrielle Braz Coimbra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Atua há 10 anos como educadora em espaços formais e não formais de ensino. Atualmente é professora da Educação Infantil em uma escola da rede particular localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Camila Nagem Vieira, Colégio Pedro II

Coordenadora de Artes Visuais do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo I Professora do Curso de Especialização em Ensino da Arte - PROPGPEC/CPII Doutora e Mestre em Inclusão, Ética e Interdisciplinaridade pelo PPGE/UFRJ.

Publicado

2021-04-14

Cómo citar

Coimbra, S. G. B., & Vieira, C. N. (2021). Olhares sobre a criatividade e o comportamento antissocial docente a partir da perspectiva de D. W. Winnicott. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 77–96. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210081

Número

Sección

Criatividade, lúdico e interculturalidade