Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210076Resumen
A investigação analisa a educação contemporânea não formal de mulheres a partir da observação de imagens fotográficas na imprensa no início do século XX em Portugal e no Brasil. O estudo reflete sobre a difusão de representações através da linguagem fotográfica e sobre o seu papel na educação não formal de mulheres. A teoria das representações sociais oferece o suporte teórico-metodológico ao estudo. Os dados obtidos com a análise de cenários, expressões faciais, acessórios, ornamentos e posturas corporais foram tratados pela análise de conteúdo. Os resultados indicam que esses elementos difundem tanto as convenções existentes na época, quanto novas ideias, expressas pela coexistência de distintos elementos estéticos e composicionais na mesma imagem. O estudo contribui para o debate acerca do papel das imagens na difusão de representações sociais e na ressignificação dessas representações, e da sua implicação na educação não formal contemporânea. Palavras-chave: Imagem. Corpo. Mulher. Educação Contemporânea. Representações.Descargas
Publicado
2021-05-05
Cómo citar
Silva, A. F. L. da, Barreira, L. C., & Baptista, I. (2021). Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 577–596. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210076
Número
Sección
Estética e educação contemporânea