Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade

Autores/as

  • Andrea Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210065

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de intervenção artí­stica na cidade coletivamente construí­da no contexto de uma disciplina optativa ofertada em um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. As discussões sobre arte, cidade e memória, foco do plano de ensino, consistiram em dispositivo para a criação, somadas à disponibilidade das pessoas ao encontro com outras, com a cidade, consigo mesmas. A narrativa da experiência sustenta a defesa da importância da educação estética em todos os ní­veis de ensino, balizada por uma arquitetônica da respondibilidade: não subordinada a preceitos morais, não subordinada a campos especí­ficos de conhecimento, aberta à própria experiência e ao saber que dela pode advir. Uma educação estética, em suma, que invista na possibilidade de nos constituirmos como artistas da própria existência, bem como da vida em comum, alicerçada a uma ética das relações e à arte, compreendida como possibilidade de toda e qualquer pessoa. Palavras-chave: Educação estética. Experiência. Arte. Cidade.

Biografía del autor/a

Andrea Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista em produtividade do CNPq. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Universití  Degli Studi di Roma La Sapienza e na UFRGS em 2009. Foi pesquisadora visitante da New School for Social Research em 2016.

Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Zanella, A. V. (2021). Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 366–381. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210065

Número

Sección

Estética e educação contemporânea