Educação estética pelo fazer uma experiência na leitura do literário
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210062Resumen
O objetivo deste artigo foi discutir como a mediação do literário pode potencializar a educação estética na escola. Foi uma pesquisa intervenção, de abordagem qualitativa, realizada em uma escola municipal de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram: imagens (fotografias e vídeos) e diário de campo dos pesquisadores. As análises das imagens foram efetuadas segundo a metodologia de Barthes (1984) e dos diários de campo segundo a análise de conteúdo de Franco (2008). O projeto fundamentou-se em Heidegger (2015), Petit (2019), Schiller (2002), Uriarte, Neitzel e Krames (2020), entre outros. O resultado da pesquisa apontou que as mediações de leitura propostas se deram a partir da exploração da leitura pela corpografia, pela roda da poesia e pelo banquete literário, as quais se revelaram potencializadoras da educação estética no espaço da escola porque a literatura foi instigada para dar-se na/pela experiência. Palavras-chave: Educação estética. Mediações de leitura. Clube de Leitura.Descargas
Publicado
2021-05-05
Cómo citar
Neitzel, A. de A., Pareja, C. J. M., & Martins, E. C. da S. (2021). Educação estética pelo fazer uma experiência na leitura do literário. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 441–459. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210062
Número
Sección
Estética e educação contemporânea