Arte, sensibilidades e educação estética: conceitos, possibilidades teóricas e narrativas
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210057Resumen
Este artigo trata sobre arte, sensibilidades e educação estética e tem como objetivos ampliar o repertório teórico sobre as sensibilidades e problematizar sobre a educação estética na escola, direcionando o olhar para o ensino da arte e a interdisciplinariedade com a literatura. Para tanto, organizou-se o texto em dois tópicos: no primeiro, o foco recai sobre autores que tratam da estética como disciplina da Filosofia e como um regime de percepção do campo da Arte; no segundo, desloca-se o olhar para o conceito de sensibilidades pelo prisma da História Cultural, ao delinear como a base teórica dialoga com pesquisadores(as) da área da Educação. Em suma, considera-se que a práxis artística envolve a produção, recepção e comunicação. Portanto, é pelo processo comunicacional que a arte e o seu ensino produzem sensibilidades. O valor estético não está no objeto em si, mas nas relações que estabelece com o indivíduo. Palavras-chave: Educação estética. Sensibilidades. Mediação. Artes.Descargas
Publicado
2021-05-05
Cómo citar
Vaz, A. (2021). Arte, sensibilidades e educação estética: conceitos, possibilidades teóricas e narrativas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 344–365. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210057
Número
Sección
Estética e educação contemporânea