Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210056Resumen
O objetivo do presente artigo é debater qual perspectiva sobre criatividade está presente entre professores das Ciências da Natureza. Nosso campo foi um curso técnico de Metrologia na cidade de Duque de Caxias/RJ, tendo seus professores como sujeitos da pesquisa. Partimos da seguinte pergunta: será a criatividade persona non grata entre esses professores? Nosso estudo está fundamentado nos aportes teóricos de Alencar et al. (2015), Alencar e Fleith (2010), Amabile (2012, 2017) e Guilford (1950, 1957). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio de entrevistas. Os dados foram analisados conforme a técnica da Análise de Conteúdo Temática (BARDIN, [1977]/2016). Foi observado que os professores reconhecem a relevância da criatividade para sua prática docente, para o processo de aprendizagem do aluno e para neutralizar a suposta aridez das disciplinas das ciências da natureza. Por outro lado, observou-se a presença das visões inatista e espontaneísta da criatividade entre os entrevistados. Palavras-chave: Criatividade. Ciências da natureza. Ensino técnico.Descargas
Publicado
2021-04-14
Cómo citar
Miyata, E. S., & Maia, M. V. C. M. (2021). Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 13–30. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210056
Número
Sección
Criatividade, lúdico e interculturalidade