Tecendo os fios da existência: uma proposta de trabalho com a infância a partir da teoria de Winnicott. O caso João

Autores/as

  • Nadja Nara Barbosa Pinheiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210053

Resumen

O pedido de supervisão clí­nica para o atendimento de uma criança em ambiente escolar foi o disparador das reflexões apresentadas no artigo. Partindo da perspectiva alicerçada por Winnicott sobre o desenvolvimento emocional primitivo, este artigo inicia questionando os efeitos da fragmentação dos planos da existência pessoal perpetrados pelas polí­ticas públicas no trato das questões relativas à infância. Em seguida, apresenta a função positiva da agressividade no processo de construção da subjetividade para indicar que reside na proposição de estratégias conjuntas, impetradas por distintos atores institucionais, a possibilidade da manutenção da esperança na infância e no viver em comunidade. Finaliza propondo que, enquanto as mudanças estruturais, polí­ticas e sociais não ocorrem, o desenvolvimento de atendimentos psicoterapêuticos apresenta uma rica possibilidade de lidar com o sofrimento emocional infantil ao permitir a integração de experiências e vivências que vão tecendo o fluxo de cada existência. Palavras-chave: Infância. Agressividade. Espaço potencial. Integração. Winnicott.

Biografía del autor/a

Nadja Nara Barbosa Pinheiro, Universidade Federal do Paraná

Professora associada da graduação e da pós-graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

Publicado

2021-04-08

Cómo citar

Pinheiro, N. N. B. (2021). Tecendo os fios da existência: uma proposta de trabalho com a infância a partir da teoria de Winnicott. O caso João. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 286–302. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210053

Número

Sección

Criatividade, lúdico e interculturalidade