O atendimento educacional especializado aos alunos surdos nas escolas municipais de Teresina na perspectiva dos docentes

Autores/as

  • Marcelo de Abreu Arrais Barros e Cunha Projetos
  • Micaías Andrade Rodrigues Universidade Federal do Piauí­
  • Edneia de Oliveira Alves Universidade Federal da Paraí­ba

Resumen

O objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar como ocorre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos surdos nas escolas municipais de Teresina na perspectiva dos seus docentes. Nesse sentido é discutida a importância da formação profissional do docente reflexivo sobre a inclusão de pessoas com surdez na escola comum e sobre a função do AEE para promoção da inclusão do aluno surdo. Optamos pela pesquisa qualitativa e descritiva, cujos sujeitos da pesquisa foram professores que atendiam em salas de AEE, com coleta de dados obtida por meio de questionários. Com base na análise e interpretação dos dados obtidos, verificamos que, de forma geral, os docentes investigados têm uma preocupação com a sua formação, compreendendo que o enriquecimento da prática é importante para que o trabalho seja melhor e mais eficiente, bem como demonstraram que há a necessidade de rever a organização do AEE, para que seus alunos tenham a oportunidade de estar num ambiente inclusivo.

Biografía del autor/a

Marcelo de Abreu Arrais, Barros e Cunha Projetos

Departamento de Projetos Barros e Cunha Projetos

Micaías Andrade Rodrigues, Universidade Federal do Piauí­

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Edneia de Oliveira Alves, Universidade Federal da Paraí­ba

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Publicado

2015-11-05

Cómo citar

Arrais, M. de A., Rodrigues, M. A., & Alves, E. de O. (2015). O atendimento educacional especializado aos alunos surdos nas escolas municipais de Teresina na perspectiva dos docentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 288–322. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/823

Número

Sección

Artigos