ENSINAR MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Dennys Leite Maia Universidade Estadual do Ceará
  • Marcilia Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Pesquisas atestam que o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógica contribui para os processos de ensino e de aprendizagem em diversas áreas, como a Matemática. Para tanto, os professores devem saber utilizá-las. Polí­ticas públicas de disseminação das tecnologias digitais na escola têm privilegiado a formação docente em serviço. Neste trabalho o foco é a formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi, para o ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais. Considerando os espaços curriculares reduzidos para aquela formação, procuramos entender que conhecimentos esses estudantes utilizarão para nortear futuras práticas de ensino de Matemática, com uso de recursos presentes nas escolas. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais, a partir da Teoria do Núcleo Central, que permite identificar os sistemas central e periférico, estruturantes da representação social. O principal instrumento de coleta de dados foi o teste de associação livre de palavras, aplicado a 123 estudantes, durante a disciplina Matemática II para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertada a partir do sexto semestre. Para a análise dos dados utilizamos um software especifico - EVOC. A representação social acerca do ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais pelo estudantes de Pedagogia da UECE dá relevo ao recurso digital em detrimento do professor. Além disso, revelamos a necessidade sentida pelos sujeitos de formação para a utilização pedagógica das tecnologias digitais. Concluí­mos que o referido curso, instância responsável pela formação cientí­fica dos futuros pedagogos, não tem exercido influência efetiva na construção dessa representação.

Biografía del autor/a

Dennys Leite Maia, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo, Especialista em EaD, Mestre em Educação. É professor da Universidade Estadual do Ceará, no Centro de Educação, e aluno do curso de Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira, com estágio de Pós-Doutorado em Educação Matemática. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado

2014-07-07

Cómo citar

Maia, D. L., & Barreto, M. C. (2014). ENSINAR MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 136–163. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/775

Número

Sección

Artigos