Legislação educacional para a formação de professores para a Educação Básica
Resumen
Este artigo analisa a legislação educacional para a formação de professores para a Educação Básica no contexto da sociedade globalizada e do conceito de esfera pública de Jí¼rgen Habermas. Metodologicamente, recorremos à pesquisa documental e bibliográfica, em especial ao fazermos a análise da legislação educacional que se encontra na base das políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica. A análise dessa legislação desvela um conjunto de contradições entre a esfera pública do sistema e a do mundo da vida no processo de formação de professores para a Educação Básica. Entre essas contradições, cabe destacar a política pública de formação de professores que, no início do século XXI, contribuiu para a reestruturação e o fortalecimento das licenciaturas. Já na segunda metade da década de 2000, essas contradições na legislação educacional e nas políticas públicas brasileiras fizeram-se presentes na esfera pública, especialmente nas políticas públicas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, ao optar-se pela Educação a Distância como política pública preferencial de financiamento público.Publicado
2015-09-17
Cómo citar
Orth, M. A. (2015). Legislação educacional para a formação de professores para a Educação Básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 176–207. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/710
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Sección
Artigos