Imagens da ciência na formação docente: um estudo qualitativo sobre o imaginário científico na formação inicial dos professores de ciências nas licenciaturas do IFMA Campus Monte Castelo
Resumen
O presente artigo resulta de uma pesquisa PIBIC realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís Monte Castelo. Seu objetivo é apresentar os resultados parciais do levantamento que fizemos junto aos futuros professores de Ciências, onde buscamos saber qual é a imagem de Ciência que prevalece na formação dos futuros professores, levantando os sentidos patente e latente do imaginário científico estudado. Tivemos como sujeitos sete acadêmicos que cursam o 6º e o 7º períodos das Licenciaturas em Química, Física e Biologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e multireferencial, que busca estabelecer no procedimento de análise e interpretação das imagens o diálogo interdisciplinar entre os estudos do imaginário e estudos sobre educação em Ciências. Como resultado parcial contatamos as "imagens deformadas da natureza da ciência" (Gil-Pérez, Cachapuz, Alís, Praia, Carvalho, Vilches e Montoro), com o predomínio de uma visão de Ciência de base empirista, indutivista e positivista nas imagens da atividade científica elaboradas pelos licenciandos. Na análise das imagens sobressaem os símbolos relativos ao Regime Diurno (Durand), ligadas a uma estrutura heroica, de elevação, iluminação, purificação e poder. Neste caso, o arquétipo do herói eufemiza-se na imagem do cientista, que com suas armas (instrumentos e conhecimento científico) passa a conquistar a natureza no desejo e na esperança de dominar o seu monstro maior: o tempo e a morte. Sobressai a imagem de uma ciência do alto e da luz, heroica e triunfante, imagem esta que casa perfeitamente com o ideário científico iluminista e positivista.Publicado
2015-08-19
Cómo citar
Cavalcanti, A. S., Silva, E. A., & Matos, L. D. (2015). Imagens da ciência na formação docente: um estudo qualitativo sobre o imaginário científico na formação inicial dos professores de ciências nas licenciaturas do IFMA Campus Monte Castelo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 157–175. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/698
Número
Sección
Artigos