A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva
Resumen
Este trabalho visa discutir as perspectivas e desafios dos espaços de formação inicial para a atuação dos professores na educação inclusiva, em sua interface com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Participaram da pesquisa, por meio de entrevista semi-estruturada, 50 professores do ensino regular, 09 da educação especial e 37 licenciandos bolsistas do Pibid. Como resultado pode-se evidenciar que tanto os licenciandos como os professores em exercício apontam uma formação profissional desfavorável para a atuação educacional inclusiva, assim como muitos não se sentem responsáveis pelo processo educacional de alunos com necessidades educacionais especiais, fato inclusive deflagrado pela discordância dos participantes quanto a este processo. Estes resultados nos apontam para situação preocupante ao visarmos a construção de uma escola democrática.Publicado
2015-08-19
Cómo citar
Bazon, F. V. M., Gomes, C., Lozano, D., de Lucca, J. G., & Olímpio, F. M. de P. (2015). A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 130–156. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/648
Número
Sección
Artigos