AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A AVALIAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Resumen
O presente trabalho resulta de uma pesquisa de natureza teórica sobre as políticas educacionais, a avaliação e o trabalho docente na educação superior no Brasil, na perspectiva de analisar e compreender as relações mantidas entre essas três vertentes no âmbito educacional. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi de caráter qualitativa. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e documental, considerando-se a literatura atualizada da área, bem como o estudo dos documentos oficiais que tratam sobre a avaliação na educação superior, na perspectiva de compreender seus impactos sobre o trabalho docente no atual contexto das políticas educacionais. Os resultados aferidos a partir do estudo evidenciaram que são significativos os impactos decorrentes das reformas educacionais e das avaliações implementadas no ensino superior sobre o trabalho docente. Além disso, dadas as orientações dos organismos internacionais relacionadas à focalização na educação básica, observa-se uma crescente desresponsabilização do Estado para com o ensino superior, num forte estímulo à privatização e mercantilização desse nível de ensino, impactando diretamente sobre o trabalho do professor que, cada vez mais é submetido à lógica exploratória mercadológica do produtivismo acadêmico, com repercussões negativas sobre a saúde docente. Palavras-chave: políticas educacionais; avaliação; trabalho docente na educação superior.Descargas
Publicado
2013-07-24
Cómo citar
BARROS, A. V. D., MOREIRA, C. J. D. M., & CARNEIRO, V. L. (2013). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A AVALIAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 279–291. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/647
Número
Sección
Artigos