A construção do saber de professores universitários do campo do lazer

Autores/as

  • Adriano Gonçalves da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Curvelo
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar como se constituiu a construção do saber docente de professores universitários do campo do Lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a combinação de dois procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica e de campo. O discurso dos professores sobre os saberes pedagógicos revela a carência na formação pedagógica do professor universitário. Apesar da diversidade de conteúdos das disciplinas apresentadas, elas se referem a saberes que colaboram na compreensão do campo do Lazer e dos objetos de pesquisa dos professores, assim como na metodologia da pesquisa cientí­fica. O currí­culo das universidades, enquanto artefato cultural que produz modos de subjetivação e é permeado por relações de poder-saber, tem de forma geral destaque para a pesquisa. As experiências que marcaram a construção de saberes dos professores se diversificam e são encontradas em diferentes ambientes e fases da vida, dizem respeito a vivências positivas, bem como a angústias e barreiras encontradas no percurso dos professores. Todos parecem mobilizar saberes a partir de suas vivências pessoais de Lazer. Este trabalho fez algumas provocações que convidam a pensar a formação profissional em lazer: a formação pedagógica, o currí­culo, as disciplinas e as experiências; abrindo para a possibilidade de construção de discursos alternativos, outros lazeres e outros saberes.

Biografía del autor/a

Adriano Gonçalves da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Curvelo

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Curvelo.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre e Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Doutor em Educação pela UFRJ. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Lí­der do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016). Editor da Revista Licere.

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

Silva, A. G. da, & Isayama, H. F. (2015). A construção do saber de professores universitários do campo do lazer. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 213–240. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/642

Número

Sección

Artigos