Quem fará a mediação?: um estudo sobre a produção acadêmica do Grupo Trabalho e Educação
Resumen
Este artigo analisa 132 trabalhos dos apresentados ao GT Trabalho e Educação da Anped, entre 1995 (18a reunião) e 2004 (27a). A proposta é a de constituir uma interpretação e contribuir, por conseguinte, com uma avaliação da produção escrita do GT para este período. A construção dessa interpretação acontece a partir de questionamentos à leitura da totalidade dos textos e na busca das esperadas contradições. O estudo entendeu que no GT há a influência de um marxismo "integral", que há abundância de trabalhos teóricos e que os trabalhos empíricos se concentram nos estudos de caso da indústria e de seu trabalhador. O presente trabalho procurou problematizar as escolhas feitas pelo GT. A análise percebeu que os maiores desafios para o GT estão no diálogo com a Escola Básica, na reflexão das políticas públicas, nos estudos de setores não-industriais, nos estudos históricos, nas análises macro ou panorâmicas, nos estudos sobre outros temas relacionados à questão do trabalho e na reflexão de experiências alternativas e contra-hegemônicas. Por fim, o artigo questiona uma certa tradição analítico-metodológica que caracteriza o GT Trabalho e Educação e que influencia em suas escolhas e preferências. Palavras-chave: Trabalho e Educação. Educação e Trabalho.Descargas
Publicado
2018-10-07
Cómo citar
Bomfim, A. M. do. (2018). Quem fará a mediação?: um estudo sobre a produção acadêmica do Grupo Trabalho e Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(5), 59–92. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5772
Número
Sección
Artigos