Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência

Autores/as

  • Jonilson Costa Correia Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Mranhão

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre os saberes constitutivos da formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A metodologia se constituiu de uma análise qualitativa tomando por base o referencial teórico que trata sobre os saberes docentes estabelecendo relações com a formação docente, dentre eles: Tardif (2002), Pimenta (1999), Freire (1996) Saviani (1987), Alarcão (2010). Utilizamos para coleta de dados, a entrevista semiestruturada, o que possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisador e os sujeitos investigados. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA atendendo aos seguintes critérios: professores das disciplinas de formação geral, professores das disciplinas especí­ficas, alunos do oitavo e do nono perí­odo do curso. Os resultados mostram que o professor durante o exercí­cio da docência busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho, pois a construção do conhecimento também ocorre no seu fazer diário; que o saber dos professores é compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio trabalho, conhecimentos de um saber-fazer bastante diverso, proveniente de fontes variadas e, provavelmente, de natureza diferente. Palavras-chave: Educação Superior. Saberes da Docência. Formação de Professores.

Biografía del autor/a

Jonilson Costa Correia, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação, Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Mranhão

Doutora em Educação (UFCE), Professora do PPGE - Mestrado em Educação na UFMA e Professora do Departamento de Educação Ii na UFMA.

Publicado

2014-08-21

Cómo citar

Correia, J. C., & de Moraes, L. C. S. (2014). Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 105–124. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/566

Número

Sección

Artigos