Sentidos de escola em perfomance: um estudo na licenciatura em Educação do Campo
Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos à escola por professores em formação a partir de um processo de experimentações performáticas vivenciadas em uma universidade pública no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. O percurso metodológico foi composto por uma série de jogos e brincadeiras, denominados experimentações performáticas, que desembocaram em uma vivência metodológica: Rituais Cotidianos Escolares. Os sujeitos foram convidados a realizar produções performáticas audiovisuais tendo como propósito representar os sentidos de escola em uma perspectiva performativo-discursiva. O embasamento teórico se ancorou nos Estudos da Performance na Educação (Educação performativa) e na Análise de Discurso de linha francesa. O estudo procurou apresentar a interface entre Performance e Educação como possibilidade de se pensar uma dimensão pedagógica em que a ação corporal se configure como posição dos sujeitos frente a uma realidade. Os resultados apontaram para sentidos relacionados à memória discursiva de uma escola hierarquizada e permeada por relações de poder. São esses elementos que possibilitam observar a potencialidade da performance para a educação e, em especial, para a formação docente, na medida em que coloca o corpo como linguagem e como lugar central, reconhecendo que as relações de poder têm um forte impacto sobre os corpos dos sujeitos. Palavras-chave: Corpo. Discurso. Formação docente. Performance.Descargas
Publicado
2020-02-06
Cómo citar
Gonçalves, M. B., & Oliveira, O. B. de. (2020). Sentidos de escola em perfomance: um estudo na licenciatura em Educação do Campo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 392–411. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5136
Número
Sección
Artigos