A herança cultural e a violência simbólica no ensino técnico: reflexões a partir do curso de Moda do IF-SC de Araranguá
Resumen
Para Bourdieu o Sistema de Ensino é local de reprodução das desigualdades, pois legitima a cultura dos grupos dominantes como sendo natural e neutra através da violência simbólica, quando na verdade toda cultura é uma criação arbitrária. A partir deste entendimento o estudo teve como objetivo compreender a influência da herança cultural no êxito escolar e refletir sobre a violência simbólica e os efeitos dela no contexto pedagógico de um curso técnico. Trata-se de um estudo de caso realizado com uma turma de formandos do curso Técnico de Produção de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, da cidade de Araranguá, incluiu-se no estudo alguns alunos desistentes neste processo. Percebeu-se que o capital cultural global familiar quanto mais alinhado com o capital escolar amplia as chances de êxito escolar dos estudantes. Além disso, verificou-se que a Instituição produz a violência simbólica, isto é, consegue impor seu arbitrário cultural como algo neutro, universal e superior, de forma dissimulada, reforçando, com isso, seu poder de imposição e dominação cultural. O estudo demonstrou que o sistema escolar é local de reprodução das desigualdades culturais e sociais.Descargas
Publicado
2013-04-25
Cómo citar
Michels, L. B., Volpato, G., & Gruber, V. (2013). A herança cultural e a violência simbólica no ensino técnico: reflexões a partir do curso de Moda do IF-SC de Araranguá. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 255–278. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/491
Número
Sección
Artigos