As TIC redesenhando as fronteiras do currí­culo

Autores/as

  • Carlos Nogueira Fino Universidade da Madeira
  • Jesus Maria Sousa Universidade da Madeira

Resumen

Caracterizando a escola e o currí­culo tecnológico que a enforma como produtos da modernidade, é abordada a transição paradigmática que se vive actualmente, procurando demonstrar o mal-estar que perpassa a escola quando ela se socorre das tecnologias para reforçar uma pressuposta "gestão cientí­fica" do ensino. Num quadro de passagem para a pós-modernidade, este artigo sublinha o impacte que as tecnologias de informação e comunicação estão a provocar no currí­culo oficial, enquanto ordenamento linear, hierarquizado e territorializado do conhecimento, uma vez que permitem, além de estimularem desenhos de antecipação de cenários face à imprevisibilidade do futuro, a integração disciplinar caracterí­stica duma aprendizagem natural, a individualização de percursos de acordo com motivações e interesses pessoais, o reconhecimento da pluralidade de outras fontes de conhecimento que não a escola e a abertura a diferentes formas culturais de estar e pensar, abrindo caminho para uma aprendizagem autónoma e ao longo da vida. Palavras-chave: TIC. Currí­culo. Pós-modernidade.

Publicado

2018-04-10

Cómo citar

Fino, C. N., & Sousa, J. M. (2018). As TIC redesenhando as fronteiras do currí­culo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(3), 53–66. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4793

Número

Sección

Artigos