Ecologias da comunicação e contextos educacionais
Resumen
Nesta comunicação considera-se que a abordagem da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As TIC não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e os contextos educacionais das sociedades em cada época histórica. Em conseqí¼ência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Analisar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje. Palavras chave: Desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Ecologia comunicacional. Interacção TIC. Comunicação e Educação.Descargas
Publicado
2018-04-10
Cómo citar
da Silva, B. D. (2018). Ecologias da comunicação e contextos educacionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(3), 31–51. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4792
Número
Sección
Artigos