Multiculturalismo crítico na perspectiva do currículo antirracista: uma revisão dos artigos da RBCE de 2005 a 2015
Resumen
Analisamos artigos do periódico Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 2179-3255), relacionada a Área 21 do CNPQ - Educação Física. A questão central foi saber o lugar do ensino antirracista na Educação Física Escolar? Período de análise foi entre 2005 a 2015, devido a implantação de Leis Federais n° 10.639/03 e n° 11.645/08 e das Diretrizes Curriculares para implantação do ensino antirracista. Selecionamos para análise os artigos que se aproximavam do campo da Educação para Relações Étnico-Raciais, através dos temas: ensino antirracista e/ou multiculturalismo crítico. Nove (9) artigos apresentaram dados relacionados ao multiculturalismo crítico, à Educação Antirracista e à Identidade Racial. Agrupamos os resultados entre aqueles que atenderam: P = Parcialmente, NA = Não Atende e T = Totalmente. A perspectiva étnico-racial no período investigado esteve silenciada, a hipótese plausível é de que a Educação Física Escolar tem pouco corroborado na implementação do ensino antirracista no currículo da Educação Básica. Palavras-chave: Educação antirracista. Educação para relações étnico-raciais. Educação Física Escolar. Multiculturalismo Crítico.Descargas
Publicado
2020-05-15
Cómo citar
Jesus, M. S., & Rocha, J. J. (2020). Multiculturalismo crítico na perspectiva do currículo antirracista: uma revisão dos artigos da RBCE de 2005 a 2015. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 176–207. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4742
Número
Sección
Artigos