Por uma Educação que inclua a cegueira fí­sica e transcenda a cegueira epistemológica: a experiência do jogo da capoeira

Autores/as

  • Albert Cordeiro Universidade Federal do Amapá
  • Nazaré Cristina Carvalho Universidade do Estado do Pará

Resumen

O artigo sintetiza a dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará e apresenta a experiência de trabalho de um Contra-Mestre de Capoeira que, em um espaço de atendimento especializado, em Belém do Pará ensina o jogo da Capoeira para pessoas cegas e com baixa visão. A pesquisa se ancorou em uma abordagem Qualitativa, em um Estudo de Caso que contou com o uso de Entrevista e Observação como instrumentos de coleta de dados, buscou-se compreender como as práticas educacionais desenvolvidas no ensino da Capoeira são capazes de incluir pessoas cegas e com baixa visão. Percebeu-se que o jogo da capoeira promoveu uma exitosa ação inclusiva, onde o respeito às diferenças, a adoção de estratégias diferenciadas para que as práticas pedagógicas pudessem atender aos diversos ritmos e modos de aprendizagem, foram atitudes marcantes nas práticas educacionais. O jogo da capoeira é uma produção cultural oriunda da resistência negra à escravização europeia, onde o paradigma da modernidade cientí­fica se traduziu em violência fí­sica e epistemológica sobre os povos africanos e americanos. Esta mesma modernidade e suas referências de "normalidade" foram responsáveis pelos processos de exclusão que as pessoas com deficiência foram submetidas. Desta forma, processos inclusivos oportunizados pelo jogo da Capoeira são uma ruptura instaurada pelos grupos marginalizados e invisibilizados pela cegueira epistemológica da modernidade.

Biografía del autor/a

Albert Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Pedagogo, doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade Federal do Amapá, Colegiado de Pedagogia/ Campus Santana

Nazaré Cristina Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação Fí­sica e Cultura (UGF2006); Mestra em Educação (UNIME/SP 1998). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação (PUC/RJ 2014). É licenciada em Educação Fí­sica e Ciências Sociais. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA)/ Departamento de Artes Corporais e Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação, integrando a Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

Publicado

2018-06-18

Cómo citar

Cordeiro, A., & Carvalho, N. C. (2018). Por uma Educação que inclua a cegueira fí­sica e transcenda a cegueira epistemológica: a experiência do jogo da capoeira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 458–478. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4730

Número

Sección

Artigos