Imagens e as suas fugas do visí­vel

Autores/as

  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Unicamp

Resumen

Este ensaio aborda a condição paradoxal do encontro entre escritas e imagens nos registros das pesquisas com os cotidianos, haja vista a condição do jogo entre o visí­vel-invisí­vel, um dos estruturantes das lógicas da percepção e da representação da realidade. A partir da análise da proposição da noção de cegueira epistemológica, recorrem-se a algumas fontes de estudos tanto da filosofia quanto do cinema para adensar a ideia do retorno da imagem à visibilidade e não de retirá-la da invisibilidade ou de um campo de "cegueira". O percurso analí­tico organiza-se em quatro extratos, cada um deles problematizando em questão a relação entre a compreensão de imagem e sua associação com um espectro da visibilidade, de dar a ver, a partir de seu caráter indiciário, de pistas, de identificação e narratividade inventiva. Escolhe-se, para adensamento da discussão, algumas caracterí­sticas do conceito de intervalo, nos estudos das imagens no campo das artes e da filosofia, sugerindo apostas muito mais nas passagens, nos deslocamentos espaçotemporais do entre, nas descrenças do poder da percepção sensorial e motora. Indica-se a possibilidade de proposição de um universo da sensação e da afecção com as imagens, que permitiram a interrupção do movimento, a fixação da intenção de se traçarem as teias da complexidade, o retorno ao visí­vel de algo novo, imperceptí­vel e não-recognoscí­vel, um plano imanente para epistemologias dos cotidianos escolares singulares.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Unicamp

Professor do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas

Publicado

2018-06-12

Cómo citar

Rodrigues de Amorim, A. C. (2018). Imagens e as suas fugas do visí­vel. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 397–415. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4724

Número

Sección

Artigos